Design: Marcos Minini

A sétima edição da Mostra EnCena Boqueirão inicia no próximo dia 10/09 com os espetáculos “Foi assim que o Oceano invadiu minha casa” e “A Pereira da Tia Miséria”. As 20h, a abertura oficial contará com uma plateia de nobres presenças. Empresários, comunidades, poder público testemunharão a abertura oficial do evento, que este ano conta com o incetivo da lei municipal de incentivo a cultura, através do Mecenato Subsidiado e a renúncia fiscal do Ebanx. Ressaltamos ainda o nobre apoio da Prefeitura de Curitiba, Festival de Teatro de Curitiba; Faculdade Modelo; Strobeletro; Escola Objetiva; Churrascaria Arco Iris.

A realização do evento fica por conta da MRG Produções Artísticas em parceria com o Centro Cultural Boqueirão.

A curadoria formada por Edson Bueno, Márcio Roberto e Ana Rosa Tezza, neste ano indicou além de espetáculos que se destacaram na cena teatral curitibana, espetáculos do interior do estado. As cidades de Ponta Grossa e Londrina estarão presentes na Mostra ampliando ainda mais a democratização deste importante evento curitibano.

Todas as apresentações terão entrada franca, e estima-se que mais de 500 mil pessoas fiquem sabendo da existência do EnCena Boqueirão, hoje considerado o Maior Evento Cultural do bairro do Boqueirão e região.

Para melhor organização do evento, o Centro Cultural Boqueirão estará distribuindo ingressos uma hora antes de cada apresentação.

Confira a programação completa abaixo, escolha seus espetáculos e tenha um bom EnCena Boqueirão.

ESPETÁCULO: FOI ASSIM QUE O OCEANO INVADIU A MINHA CASA

Companhia: Súbita Companhia de Teatro | Origem: Curitiba/PR Dia: 10/09 (TER)

Horário: 10h

Linguagem: Drama Classificação: 16 anos

Duração: 50 minutos

Foto Divulgação

RELEASE:

Uma história sobre duas atrizes, que em uma tarde como qualquer outra, tiveram suas vidas separadas pelo mar. O mar que carrega o luto e a dor. Um espetáculo solo que tenta agarrar o tempo com as mãos. Mãe e filha à deriva no oceano. “Se você me desse mais um segundo…” O que você faria se tivesse mais tempo? A vida não tem ensaio.

Direção: Maíra Lour. Produção: Pró Cult. Elenco: Helena de Jorge Portela.

ESPETÁCULO DE ABERTURA: A PEREIRA DA TIA MISÉRIA

Companhia: Núcleo Ás de Paus | Origem: Londrina/PR Dia: 10/09 (TER)

Horário: 20h

Linguagem: Popular – Teatro de Rua Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Foto Divulgação

RELEASE:

A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo trazendo sofrimento a todos. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore. Em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria liberta a Morte e pede em troca que a sua vida não seja levada.

Texto: Luan Valero. Direção e Produção: Núcleo Ás de Paus. Elenco: Adalberto Pereira, André Demarchi, Camila Feoli, Luan Valero, Luana Rodrigues, Thunay Tartari.

ESPETÁCULO: MIRANDA CIRANDA DO AMOR

Companhia: Grupo Arte da Comédia | Origem: Curitiba/PR Dia: 11/09 (QUA)

Horário: 20h

Linguagem: Commedia dell’Arte Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Foto Allys Meduna

RELEASE:

Miranda é dona de uma pousada. Arlequim é seu servidor e secretamente apaixonado por ela. Todos os que chegam à pousada se apaixonam por ela e ela se aproveita disso para seus negócios. Chegam o Doutor e o Capitão que logo se apaixonam por ela também. Ela quer demonstrar o poder feminino e com a ajuda de Arlequim, coloca os dois em situação constrangedora. Mas, ao final, arrependida por ter exagerado, casa-se com Arlequim.

Texto e Direção: Roberto Innocente. Elenco: Wenry Bueno, Anidria Zielinski, Lucas Dos Santos, Douglas Borba.

ESPETÁCULO: VIGOR MORTIS JUKEBOX Vol. I

Companhia: Vigor Mortis | Origem: Curitiba/PR Dia: 12/09 (QUI)

Horário: 20h

Linguagem: Experimental Classificação: 14 anos

Duração: 55 minutos

Foto Divulgação

RELEASE:

Jukebox é uma caixa, comum em bares e lanchonetes da América do Norte dos anos 1950, que carrega dezenas de compactos em vinil e que as pessoas escolhem as músicas que querem ouvir. “Vigor Mortis Jukebox Vol. 1” é a mesma coisa, mas com pequenas peças em vez de músicas. O espetáculo busca inspiração nas obras de Nick Cave, cantor e compositor australiano que viveu no Brasil entre 1990 e 1993 e que tem suas letras marcadas por histórias de violência e amor intenso.

Texto e Direção: Paulo Biscaia Filho. Produção: Carol Roehrig e Rafaelle Cristina. Elenco: Kenni Rogers.

ESPETÁCULO: TESÃO PIÁ STAND UP

Companhia: Grupo Tesão Piá | Origem: Curitiba/PR Dia: 15/09 (DOM)

Horário: 20h

Linguagem: Stand Up, Personagem e Música Classificação: 14 anos

Duração: 60 minutos

Foto Divulgação

RELEASE:

O grupo Tesão Piá traz aos palcos um show bastante irreverente, dinâmico e de fácil identificação. A montagem conta com muito stand up e músicas. Em foco, piadas sobre Curitiba e os curitibanos. Com textos que satirizam os costumes, as gírias e as personalidades marcantes da capital, este espetáculo do grupo TESÃO PIÁ é um deleite para o público que procura diversão e entretenimento. Coroando o trabalho de sucesso desenvolvido pelo grupo há seis anos, os queridinhos de Curitiba prometem risadas do início ao fim do espetáculo.

Texto e Direção: Andrei Mosketo. Produção: Mariane Bellei. Elenco: Cadu Scheffer, Fagner Zadra, Jéssica Medeiros, Claudinho Castro.

ESPETÁCULO: TEIMOSINHO E MANDÃO EM DOIS IDIOTAS SENTADOS CADA QUAL NO SEU BARRIL

Companhia: MRG Produções Artísticas | Origem: Curitiba/PR Dias e Horários:

16/09 – 10h e 15h (SEG)

18/09 – 10h e 15h (QUA)

Linguagem: Infantil Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Foto StayFlow

RELEASE:

Inspirado na obra de Ruth Rocha, o espetáculo fala sobre a importância de dialogar com as crianças sobre diferenças, desavenças, desencontros e teimosias. Quando a escritora criou os singelos, mas perigosíssimos personagens, Teimosinho e Mandão, sabia que estava falando de um dos temas mais modernos e caros de nossos tempos: a incompreensão do outro.

Texto e Direção: Edson Bueno. Produção: Márcio Roberto. Elenco: Marcelina Fialho e Patrícia Cipriano.

ESPETÁCULO: TISTU – O MENINO DO DEDO VERDE

Companhia: MRG Produções Artísticas | Origem: Curitiba/PR Dia: 17/09 (TER)

Horários: 10h e 15h

Linguagem: Infantil Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Foto Chico Nogueira

RELEASE:

Tistu é um menino que desde pequeno era especial, de um modo que ninguém, nem mesmo ele, sabia. Sua mágica capacidade de fazer florescer tudo quanto toca é uma simples e direta metáfora de tudo quanto o homem pode fazer pelo meio ambiente, mas que insiste em desacreditar de seu próprio poder e faz justamente o contrário. Inspirado na obra de Maurice Druon.

Adaptação e Direção: Edson Bueno. Produção: Márcio Roberto. Elenco: Wenry Bueno, Jeff Bastos, Marcelina Fialho.

ESPETÁCULO: TROPEÇO

Companhia: Tato Criação Cênica | Origem: Curitiba/PR Dia: 18/09

Horário: 20h (QUA)

Linguagem: Teatro de Animação Classificação: 14 anos

Duração: 45 minutos

Foto Divulgação

RELEASE:

Tropeço quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria- se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas idosas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos sobre a velhice, mostra-se a solidão e as pequenas ações rotineiras que se transformam em um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.

Concepção e Atuação: Dico Ferreira e Katiane Negrão. Produção: Luciana Falcon.

ESPETÁCULO: MONA LISA vs ADOLPH HITLER

Companhia: Grupo Delírio Cia. de Teatro | Origem: Curitiba/PR Dia: 23/09 (SEG)

Horário: 20h Linguagem: Drama Classificação: 14 anos

Duração: 60 minutos

Foto Divulgação

RELEASE:

O espetáculo é baseado em fatos reais e se passa no fim da Segunda Guerra Mundial. Em 1944, Paris, crepúsculo da Segunda Guerra Mundial, ainda dominada pelas tropas alemãs, estava prestes a ser libertada pelas tropas aliadas. Sabendo que a derrota era iminente, Adolph Hitler ordena que o comandante geral das tropas alemãs destrua a cidade e que não deixe qualquer resquício de sua existência.

Texto e Direção: Edson Bueno. Produção: Grupo Delírio Cia. de Teatro. Elenco: Marcos Luís Maciel, Edson Bueno, Edgard Assumpção

ESPETÁCULO: O QUE EU DEVERIA SER SE NÃO FOSSE QUEM EU SOU

Companhia: Grupo Dia de Arte | Origem: Ponta Grossa/PR Dia: 26/09 (QUI)

Horário: 20h

Linguagem: Drama Classificação: 14 anos

Duração: 45 minutos

Foto Divulgação

RELEASE:

Com dinamismo, expressividade corporal e linguagem contemporânea a atriz e autora Michella França conta o drama vivido por uma mulher que sofreu por 15 anos abusos no relacionamento. Uma história entre muitas histórias de mulheres que sofrem caladas com a esperança de terem suas vidas de volta e serem felizes.

Texto e Direção: Michella França. Produção: Grupo Dia de Arte. Elenco: Michella França.

ESPETÁCULO DE ESTREIA: O HOMEM QUE AMAVA A LITERATURA

Companhia: Grupo Delírio Cia. de Teatro | Origem: Curitiba/PR Dia: 29/09 (DOM)

Horário: 20h

Linguagem: Monólogo Classificação: 14 anos

Duração: 50 minutos

Foto Divulgação

RELEASE:

Livremente inspirado nas reflexões de diversos escritores brasileiros e estrangeiros, sobre seus mergulhos pessoais e profissionais, “O Homem Que Amava a Literatura” é o testemunho de um escritor de terceiro mundo, cuja literatura tem conteúdo social; e de um filho, cujo pai fez do espírito de viver uma ação mais importante que o ato de escrever, de ser um artista. Um relato de amor pela vida e pela arte; e uma profunda reflexão política sobre a arte e sua necessidade.

Texto: Edson Bueno. Direção: Áldice Lopes. Produção: Grupo Delírio Cia. de Teatro. Elenco: Edson Bueno.

ESPETÁCULO: A ESPERA

Companhia: Cia Regina Vogue | Origem: Curitiba/PR Dia: 30/09 (SEG)

Horário: 20h

Linguagem: Drama Classificação: 12 anos

Duração: 45 minutos

Foto Divulgação

RELEASE:

“A Espera” é um monólogo protagonizado por Regina Vogue que conta a história de Sarah, que entre tragédias, dramas e cenas hilárias, procurar reviver cada memória, desde a sua juventude até o final de sua vida, acreditando trazer de volta a figura de Joaquim, seu grande amor, que pelas manhãs nasce, durante a tarde sobrevive, e todas as noites é sepultado.

Direção: Mauricio Vogue. Produção: Regina Vogue. Elenco: Regina Vogue.

ESPETÁCULO: SUBWAY

Companhia: Pivete Cia de Arte | Origem: Curitiba/PR Dias: 05 e 06/10 (SÁB e DOM)

Horários: 20h (SÁB), 11h e 20h (DOM)

Linguagem: Teatro de Bonecos Classificação: 07 anos

Duração: 60 minutos

Foto Cayo Vieira

RELEASE:

Teatro de bonecos, o roteiro é entrecortado por um conjunto de histórias pesquisadas e desenvolvidas a partir de biografias de pessoas comuns, cujos encontros em lugares dos seus respectivos cotidianos (metrô, estação de ônibus e um beco num subúrbio), produzem interesses e emoções inusitadas.

Texto e Direção: Alfredo Gomes. Produção: Bia Reiner. Elenco: Lorena Ogioni, Geraldine Marie, Ronaldo Luza e Alfredo Gomes.